terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Pô Velho! Felicidade?

Felicidade. Fantasia do homem que não se contenta com a própria realidade? Algo que vem enlatado? Marketing? Ou apenas algo que a maioria de nós ainda não alcançou de forma plena?

Seria ela um sentimento subjetivo ou uma instância tangível e definitiva da êxtase humana?

Felicidade ou alegria?

Pô velho, realmente não sei dizer. Mas uma coisa eu sei, quando se trata de senso comum, a maioria das pessoas "sabe" explicar o que é felicidade.

"Felicidade é resolver todos os problemas. Felicidade é ter uma vida bem resolvida, ser alguém na vida, ter uma vida melhor, não dever mais nada à ninguém, etc, etc, mimimi, blá blá blá"

Mas será? Por que todo mundo diz que nós só seremos felizes se estudarmos bastante, conseguirmos um bom emprego, e como consequência ter "uma vida melhor".



BULLSHIT HA-HA!

Não estou dizendo que a ignorância, a falta de conhecimento, é a estrada de tijolos amarelos que leva a felicidade, pois não acho que é, HELL NO. Nem mesmo estou dizendo que a felicidade estaria na privação dos bem materiais e dinheiro, pois estaria no mínimo sendo hipócrita.

Mas vamos refletir sobre os fatos que me levam a questionar o tipo de felicidade idealizado pelos nossos pais/sociedade:

1º- Estresse :


Considerado o mal desse século. O indivíduo se afoga em seus afazeres diários a fim de cultivar capital, sem tempo para cuidar de si mesmo, e os problemas vão surgindo, os dias passando mais rápido e o tempo vai parecendo mais curto, e então de repente KATA-PIMBA!
O estresse bate à porta (junto com Infarto agudo do miocárdio, ajudado pelos lanches rápidos "sem tempo pra almoçar senhor!"), e eu me pergunto, isso é a vida feliz que minha mãe disse que eu teria se me esforçasse? Errr... Sádicos.


2º- Violência:


Talvez a mais contraditória, mas tem pessoas que temem tanto perder o que conquistaram com tanto esforço durante anos em apenas algumas horas nas mãos de um assaltante desqualificado qualquer que acabam se fechando para tudo e todos, encarcerados em seu próprio medo e pelos seus próprios bens os quais querem proteger. O que pode levar ao estresse, ou à doenças como o pânico e a depressão. Isso é que é vida!

3º- Reversal:


A reversal, sim! Se dizem que a felicidade está em no indivíduo que trabalha duro, adquirindo bens e resolvendo a vida (a.k.a pagando as contas), então será que a felicidade estaria justamente no contrário, naquele indivíduo que não acredita que a felicidade se resume num salário gordo e carros caros na garagem, mas sim numa vida simples, e talvez pobre, mas também livre dos problemas/pressão que "sociedade atual" enfrenta?

Não sei. Não sei mesmo.

Mas Pô Velho! Ainda quero aquela Ferrari preta *__*!




Meu sonho particular. Sei que tu entende!

Nenhum comentário:

Postar um comentário